terça-feira, 8 de setembro de 2009

PAC + Pré-sal = Políticagem

Se antes no Brasil discutiam-se os gastos do Programa de Aceleração do Crescimento, direcionados para o desenvolvimento científico e à modernização da infraestrutura do país. Com a descoberta do petróleo na camada pré-sal, os discursos foram voltados para as necessidades sociais, culturais e de saúde pública. Porém, tais proposições iludem apenas os mais desinformados, pois qualquer lucro proveniente deste petróleo virá no mínimo, em apenas 15 anos...Ou seja, o caráter emergencial, qual o presidente Lula se referiu serve apenas para desviar atenções do lençol podre que recobre o Senado Federal.
+
Cartas na Mesa
São indiscutíveis os méritos trazidos pelo PAC, porque nestes 20 anos de democracia reestabelecida - Nenhum presidente teve a coragem de centralizar tantos investimentos em infraestrutura, ou sequer visar o desenvolvimento científico do país. Isto significa que uma parcela significativa de políticos acreditou, que certos investimentos (se aplicados de maneira correta), serão fundamentais para transformar a realidade do Brasil.
&
Por outro lado, sejamos realistas - Os projetos envolvidos no PAC são exorbitantes, alguns até impossíveis de conclusão em menos de inúmeros mandatos presidênciais. Mas existem aquelas necessidades imediatas, por que a população não pode viver numa comunidade sem qualquer garantia de qualidade de vida. Ao contrário das cidades do interior que crescem para os lados, as metrópoles urbanas só poderiam crescer para o alto (perto do céu).
¨
No final - Pizza
Ou seja, estão colocando água demais num copo de vidro. É verdade que a política nacional se utiliza de tais "projetos", para ilustrar as campanhas eleitorais. E se a Petro-Sal cair por este rumo, devemos todos ficar de olhos bem abertos para fiscalizar a nova galinha dos ovos de ouro!

Um comentário:

Alexandre Sobral R. Horta disse...

http://www.impactfolios.com/Alexandresrh/18319/