terça-feira, 13 de julho de 2010

Pontuação

Dia acorda, levanta da cama e sai apressado com o horário. Nesta rotina, o rapaz está acostumado, pois vive intenso suas próprias obrigações. Vez ou outra se pergunta crítico sobre o que tanto luta? Devem ser as pessoas à sua volta, talvez um cultivo pessoal. Quando não há indagações, continua firme em passos lentos, na plena busca avista de longe e alto - Coração. É possível fazer de tudo um pouco, sem estressar os excessos? Apesar da pressa lá fora, ao sentar-se na cadeira transforma o tempo a seu modo - Enfim, só pergunta o que já sabe como resposta, pois do contrário teme a descobrir o significado!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dois Anjos duas Asas

Dos anjos busca-se a força,
que suporte os açores da vida.
São mais amores, liberdade,
algo para reprimir a pose.

Buscando encontrar nada,
a solidão será fantasma.

Dessa aparição,
voltará sincero
para dentro de si!

Por melhor que sejam,
então, o que será amanhã?

Desejo é emoção incompleta,
vontade no deserto com lembranças.
Elevá-lo bem perto do céu,
É subir com vontade real.

Se não houvessem as quedas...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

"As intermitências da Morte"

Hoje morreu o escritor português José Saramago, ganhador do prêmio Nobel da Literatura e inúmeros tantos outros, que o tornaram um dos mais célebres escritores do século XXI. Minha experiência com suas obras são recentes, na verdade data de 2004, cerca de cinquenta anos depois do seu primeiro romance publicado. Quando um professor de escola me recomendou ler "O Evangelho segundo Jesus Cristo", encontrei em casa o livro "Ensaio sobre a cegueira", adquirido por meus pais. Considero uma verdadeira obra de arte, cuja leitura me perturbava pelo uso rebuscado de palavras por Saramago. Uma história dramática, com relatos emocionantes e detalhados sobre cada personagem, repleta de momentos particulares transcritos pelo imaginário do escritor. Seus pensamentos traduzidos em episódios, nos diziam um pouco mais da verdadeira psique do artista, suas perturbações expressas em sínteses complexas.



Talvez agora José Saramago descanse em seu leito de morte, observando a natureza de sua cidade natal, relembrando suas "Pequenas memórias", publicado em 2006. Talvez o artista possa reencarnar com as mesmas inteligências, que fizeram nossa sociedade se conscientizar dos próprios defeitos e qualidades. Nunca deixaremos de precisar dos seus serviços neste mundo!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

EIXO BRASIL - ÁFRICA DO SUL


Últimamente me chamou a atenção dois fatos externos à Copa do Mundo, mas que na verdade estão diretamente relacionados ao evento. Se por um lado utiliza-se desta celebração para estimular a população como forma de apoiar o governo, impossível seria camuflar tantos defeitos ou dispersar taqntas responsabilidades. Os problemas sempre existirão, sem restrições!


Na África do Sul, surgiu uma greve dos seguranças, estes convocados para acompanhar os jogos de dentro dos estádios - Eles reivindicam a falta de compromisso dos coordenadores em honrar o salário firmado antes do evento. Sem saída, o governo sul africano se viu obrigado a convocar todo o efetivo policial para realizar a tarefa. Ou seja, transferiu sua responsabilidade, de maneira a demonstrar uma solução paliativa da realidade local. Enquanto as atenções estão voltadas para os jogadores, a população torce apenas para receber uma diária referente ao tamanho da festa!


Já no Brasil, o circo está armado - Pois no "país do futebol", os torcedores devem vibrar a cada jogo da Copa. A bandeira brasileira será erguida no topo do prédio, assim poucos serão incapazes de não enxergá-la. Ser torcedor confunde-se com o patriotismo, a partir do momento que as eleições para Presidente da República estão marcadas para Outubro 2010. No período da Copa não adianta reclamar - Tudo será resolvido apenas quando o Brasil for classificado à final. Caso a seleção venha a sagrar-se hexacampeão, a festa se extenderá por mais algumas semanas.
DEVEMOS PRESERVAR A REALIDADE COM ATENÇÃO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O que fazer com seu álbum pós Copa?

Alguém sentado no ônibus folhea suas figurinhas recém compradas na banca mais próxima. Paralelamente, esta pessoa confere cada número no verso, com os transcritos num pedaço de papel. Ao certificar-se de não possuir aquele busto, resguarda-o em sua bolsa com toda a segurança e cuidado. O indivíduo na foto pouco importa, talvez nem mesmo o esporte qual ele pratica - Seu objetivo é completar o famoso álbum da Copa do Mundo de 2010.
_
Estratégia Comercial
+
É tradicional no país do futebol, haver um produto que atenda as expectativas da população quanto ao espetáculo que está para começar. Talvez, colecionar o álbum, seja a única maneira de se aproximar um pouco mais da Copa do Mundo, que será disputada do outro lado do planeta. Assim brasileiros deixam de lado seus problemas, para se transformar em colecionadores, envolvendo mais que simplesmente comprar - Passam a explorar outros indivíduos e desbravar novas figurinhas. O prazo será até o final da Copa, a partir disso, às vendas em larga escala serão limitadas em simples "becos de troca", onde algumas figurinhas serão valiosamente avaliadas. Se atualmente um pacote com cinco figurinhas custa apenas 70 centavos, no mercado informal esses preços irão triplicar - Cada figura integrante da seleção campeã custará no mínimo 20 vezes seu real valor!
_
Política
+
É lamentável imaginar que neste ano, o Brasil passará por uma sucessão presidencial - Não é de hoje, nem será jamais - Enquanto a sociedade bebe até o último gole, alguns candidatos desfilam em áreas públicas empunhando discursos efusivos sobre um futuro para o país. Como se já não bastasse essa intensa maratona política, outras centenas de candidatos à deputados, senadores e governadores tentarão a sorte grande...Se todos viessem com sínteses e atitudes, ficaria mais fácil eleger. Porém todos me parecem desinteressados em mudar os reais problemas do Brasil. Meu voto não será NULO, muito meno em BRANCO - Eu tenho a esperança que, alguém será capaz de fazer a diferença. Não é ilusão, alguns bons exemplos podem ser encontrados nas ruas.
_
Pessoalmente
+
Com o fim da Copa, seja lá qual for o campeão - De nada valerá o álbum (pois assim como você, milhares também colecionaram). Agora, depois das eleições, quando um novo(a) presidente for eleito. Além de ser figura nova, o álbum só estará completo se você, cidadão, estiver conferindo a forma de governar. Explorando outras pessoas, e trocando suas insatisfações políticas - E aí, já pensou em quem votará nestas eleições ?

terça-feira, 4 de maio de 2010

Passeata Ficha Limpa

No Rio de Janeiro, um grupo de cidadãos se reuniu para protestar em prol da "Ficha Limpa" dos políticos desse país...cerca de quinhentas pessoas desfilaram na orla da praia, empunhando cartazes e manifestando palavras em defesa daquilo que acreditavam. Seria essa a única maneira de barrar a corrupção definitivamente do cenário político? Uma votação no Senado Federal asseguraria que nessas eleições, os candidatos "Fichas sujas" não disputassem cargos políticos.
&
Quero enfatizar a importância de tal ação para o desenvolvimento social - Nada mais justo para este representante público, que símbolizar caráter, ético e moral - Se existe a necessidade de preservar sua identidade, o político (quando eleito) será indivíduo de sí e, levará em conta o coletivo a sua volta. Suas ações não estarão limitadas a nichos exclusivos, mas será um reflexo da repercussão pública, ou de informações específicas. É importante rever antigos conceitos, buscar a reciclagem pessoal.
Finalmente
Lutar por isso, nada mais é que correr atrás de uma reciclagem política no Brasil. São tantos que tiveram uma oportunidade, conseguiram enganar a todos e continuam por cima, roubando...que excluíndo-os de vez, garantiremos uma concordância de valores. A democracia brasileira não precisa mais dessa farsa - Se os políticos "limpos" não lutarem por essa causa, que pelo menos, a sociedade avalie como sendo ponto fundamental para nossos futuros representantes públicos!

terça-feira, 13 de abril de 2010

E o que restou?

Da fonte bebem os homens impiedosos em meio a poluição,
é água da dor, ódio e sofridão - aquilo que nunca faltará.
Se cavar a fossa mais fundo encontrará algo esquecido,
Pode ser um resgate de vida, ou até uma alma perdida.

Dizer não à população, causa desgraça e desperdiço social!

Então se volte para si, revolte contra essa causa, grite verdades.
Quando escorrer profundo, alagar o solo e envolver a terra.
Da lama nada restará, pois transbordará como lava,
feito erupção de sentidos, uma explosão gigantesca no ar.
A destruição trouxe a tristeza sem tamanha!

A crise que afeta essa gente, é a mesma que assola o país.
Perceber o problema,
visto de cima, o defeito é maior ainda.
E quem será capaz de dizer ao contrário?
Aquela gente seduzida pelo descaso,
é culpa dos pobres, incapazes diante do caos.

Não se desperta do sono repentinamente,
a consciência volta em si, para um estado de sonolência.
Assim é o ser humano - Atônito em sua prisão,
Preso intocado no seu próprio caixão!

Enquanto alguns querem pouco,
outros querem nada,
poucos são demais,
e a maioria, qualquer coisa.
Mas o que se tem?

Viver.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atitude

Hoje o líder rebelde, Doku Umarov assumiu os ataques à civis em Moscou, Rússia. Seu ideal é unir as repúblicas da região, entre elas a Tchetchênia e o Daguestão - Num estado Islâmico independente. Este covarde julga suas intenções maiores que a vida de inocentes, como forma de chamar atenção para uma luta radical de interesses medíocres. Sem desmoralizar a religião, Islãmismo, acredito que criaturas como Umarov devem ser banidos de qualquer tipo de cultura!
Se o grupo separatista culpa o premiér Vladimir Putin...e o presidente Dmitri Medvedev não sabe como lidar com essa história. O foco desta luta deve ser direcionado única e exclusivamente aos governantes. Afinal, é errado julgar a sociedade "omissa" quanto a causa Islãmica na Rússia - Isso não é motivo para terrorismo em massa - Pois, os russos não devem lutar por algo que não acreditam ser verdadeiro - Não é obrigação, ou dever!

segunda-feira, 22 de março de 2010

História da Vida Privada

Incrivel pensar nos excessos da imprensa brasileira... A ânsia por vender notícias, acaba transformando um veículo fundamental em simples banalidade pública. É de se compreender que certos assuntos devem ser distinguidos, por exemplo:
_
Como podemos julgar alguém sem antes, o acusado prestar contas à justiça? O papel do jornalismo nunca será aquele de substituir um dos três poderes do Estado. Deve sim, alertar e informar os fatos da maneira como eles se sucederam. Porém, ultimamente a briga não é profissional, é pessoal, causando uma série de retaliações...Improvável pensar em rodas de discussão, isenta de qualquer influência midiática. Desta forma, será impossível encontrar uma população capaz de pensar por sí próprio. Mesmo assim, enfatizo o importante papel da imprensa Brasileira, isto por que, apesar dos "Big Notícias Brothers", está ganhando cada vez mais corpo e aprofundamento de informação - Mas como tudo, deve se basear sempre na Ética. Deixo bem claro, que censura deve ser feita de dentro para fora, e não ao inverso!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Enquanto isso...

Na Capital Brasília, o governador José Roberto Arruda é preso com a boca na botija, ou foi com a mão na grana...Não existe Habeas Corpus capaz de tirar o corrupto de trás das grades, quer dizer - Coff Coff - Onde já se viu, ARRUDA "sofrer" numa sala de quarenta metros quadrados na sede da Polícia Federal, com direito a dois sofás, banheiros, cama e ar condicionado? Assim, até o mesmo ladrão de galinhas pediria clemência para continuar preso. Vencemos a batalha, mas ainda falta conquistar a guerra!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Opinião de Marina Silva ao Pós Lulismo

+Texto baseado na reportagem do jornal Estado de São Paulo, dia 10 de fevereiro, sobre entrevista da pré-candidata do PV, Marina Silva para disputar a Presidência da República+
¨
Últimamente a imprensa vem comparando o atual governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT) ao do ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Essa questão ganhou maiores proporções depois que Fernando Henrique confessou seu apoio ao pré-candidato tucano José Serra. Iniciando assim, um debate entre ambos os governos, acirrando ainda mais a disputa de "esquerda" contra "direita".
%
Remando contra a corrente
_
Por incrível que seja, Marina Silva, traçou um ponto congruente nessa história que merece ser destacado. Durante sua entrevista, ela afirmou ser um erro o PT não estabelecer um ponto de contato com o PSDB, no período que este foi governista, ou vice versa. "Sem conversar, os dois grandes partidos se tornaram reféns de maiorias, às vezes fisiológicas, com graves problemas para a governabilidade", disse Maria Silva, que durante trinta anos militou no PT.
*
O pensamento de Marina está corretíssimo, pois de quê adiantaria passar por algum governo, se de nada lhe foi possível tirar qualquer lição? Seja positivo, ou negativo, deve-se garantir o apoio mútuo entre os partidos. Todo grande presidente, deve ser capaz de governar visando a construção de uma boa liderança - Ser político não é prometer mundos e fundos, mas sim, saber contornar situações opostas sem perder o fio da meada, seus próprios princípios acima de tudo!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Educação Política

Texto baseado na entrevista do Ministro da Educação, Fernando Haddad, para a publicação Folha de São Paulo - dia 8 de fevereiro...
*
Na matéria o ministro Haddad é descrito como um homem ético, no que diz respeito as questões políticas e iludido quanto aos próprios serviços prestados para a educação no Brasil. O início do texto tratava do caso de roubo do gabarito do Enem, quando em 2009, dois indivíduos da gráfica contratada pela empresa licenciada furtaram a prova sobre as lentes das câmeras de segurança. Em seguida, o repórter da Folha investigou a opinião política partidária e, visão crítica do também professor de ciências políticas pela USP, Fernando Haddad.
_
É frustrante ler como uma pessoa num papel tão importante está pouco se lixando para o futuro de milhões e milhões de jovens. Por mais complicado que seja lutar por garantias educacionais para a população, melhorar o sistema de ensino será sempre uma tarefa prioritária e intensa. Se o Governo Federal ainda não se deu conta disso, se utilizando dessa verba para outros fins - É dever do Ministro da Educação incentivar outras práticas, como forma de alcançar soluções significativas para os problemas em larga escala. Se o fardo da tarefa não lhe servir, que venha um novo mandatário para o substituir. Agora desperdiçar tempo, nos fazendo acreditar que o brasileiro pode sentir-se satisfeito por isso...é muito pouco para qualquer político ou ministro!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Eco-surpresinhas desagradáveis

De uns tempos pra cá sofremos em decorrência do uso exacerbado dos recursos naturais - A falta de consciência no seu uso geram consequências imprevisíveis, ou seria mesmo previsível? É injustificável dizer que algo esteja sendo feito para remediar tal problema, pois tratando-se daqueles possíveis responsáveis, NADA nos serve de exemplo. O homem por si só já enfrenta uma série de dificuldades, são poucas se comparadas com as reais proporções ocasionadas pelos desastres naturais - É de suma importância restringir nossas atitudes, visando apenas a sustentabilidade do planeta Terra!
*
Algumas regiões sofrem variações termológicas nunca antes reconhecidas e/ou diagnosticadas. Se outras civilizações passaram por tais distúrbios - Tenho a preucupação em perguntar como foi a extinção das mesmas? A destruição gerada em escala global se distingue a tudo aquilo já visto no passado. Não há beleza que resista a tanta massificação - Desta forma, em algum momento tudo ruirá. E infelizmente este já chegou...
_
A sobrevivência geral depende da ação global comunitária, da participação ampla do poder público e principalmente, vergonha na cara daqueles que não relacionam suas atitudes num contexto coletivo!