sábado, 20 de dezembro de 2008

Guerra Urbana no Rio de Janeiro

Sobre a ação policial dessa semana no complexo do Alemão, próximo a Linha Vermelha. Um tiroteio contra traficantes resultou na morte de uma inocente, por bala perdida, e de outros de três rapazes, supostos envolvidos com o tráfico. O que não é novidade, tratando-se da rotina nos noticiários. – Quanto aos princípios do governador do Rio e Janeiro, ou do secretário de Segurança do Estado, vou repetir o óbvio, pois é inevitável relembrar do correto e justo.

A polícia ataca os desprevenidos e desencoraja aqueles mais necessitados. Há sim de se retirar esses bandidos de dentro das comunidades, porém, porque não começar de outra forma? Afinal, todos são sobreviventes diários nessa guerra, e de qualquer lado, existem apenas vítimas de um sistema sanguinário e autoritário. Sei que é mais fácil fingir não ver, escutar ou apenas ficar calado quando uma tragédia dessas acontece - Mas não é, por que a polícia deseja o poder do Estado, esse mesmo desiste da honra e ocasiona um extermínio desproporcional. É vontade de se entregar para o mais fácil, ou um vício mortal de drogado. Mostrar à sociedade uma policia presente, forte e bem estruturada, apesar dessas atuações atentarem para uma polícia omissa, desorganizada e despreparada.

Parte dos Políticos

Só educação (ou aprendizado) abrangente previne alguns casos de ignorância precoce, nisso, encaixam-se aqueles que descobrem os verdadeiros valores e buscam acima de tudo, manter uma consciência limpa. Tornando pessoas inocentes em civis trabalhadores e chefes de família (se possível). Garantir a qualidade de vida não é a obrigação do poder público. Não é oportunidade ou privilégio exercer o livre arbítrio - Mas temos esse direito. Por que conseguir um lugar seguro e bom para se morar é questão das opções, uma conseqüência das escolhas. E infelizmente, aqueles que mais se esforçam não conseguem tudo que desejam. – Nada é perfeito. Por que se manter acordado é fácil, o difícil é ser velho, subir escadarias, carregar peso e sobreviver só mais um dia nesse mundo. Ou dormir com a cabeça tranqüila, reflexo daquilo tudo que pode ser feito, do possível dever cumprido.

Um comentário:

1 disse...

É, educação é tudo, e é o que mais falta faz nesse país.
Gostei Zeca, muito bem escrito o texto.
Abraços!