segunda-feira, 22 de junho de 2009

Evolução das Espécies


Ao participar de uma manifestação deve-se ter consciência da causa, no meu caso - Manifestação contra o fim do Diploma para Jornalístas - Ou seja, um grupo se opõe à não obrigatoriedade do diploma de jornalismo como exigência para exercer a profissão de jornalísta. Assim, qualquer um pode, apesar de nunca ter sido impedido - Pois o mercado e os grandes empresários de comunicação, sempre decidiram sobre contratações...
¨
Sem Chorumelas
A Rede Globo afirmou que a prática de contratar profissionais das outras áreas para escreverem como colaboradores em jornais sempre foi comum. A partir disso, a decisão do Supremo favoreceria a situação destes prestadores de serviço dentro da empresa de comunicação - Mas já pensaram na relação de candidatos disputando vaga de jornalísta? Se já era difícil participar de processos seletivos, quando estes concorriam com jornalístas, imagine agora disputar com médicos, advogados, economistas...nunca será o diploma uma qualificação necessária.
_
Tempos Modernos
Ainda por cima, somos obrigados a aceitar uma condição imposta contra o tempo. Por que, antigamente, quando a profissão não exigia diploma, as redações estavam cheias de talentos borbulhantes. Graças à estes, o profissional ganhou credibilidade, transformando-se em imprensa - A decisão do Supremo, vai contra esse fundamento, evidenciando a maneira como são tratadas questões fundamentais para a sociedade. Acabaram injustamente com um século de evolução profissional, regredindo os jornalistas diante da sociedade brasileira!

3 comentários:

Nara Boechat disse...

Você foi na manifestação? Que demais! Queria ter ido.

É muito desanimador isto ocorrer... ainda mais quando estou prestes a ganhar o meu diploma. É desmerecimento da nossa classe.
Muito triste.

Emerson Menezes disse...

Alexandre acho que é isso mesmo, temos que demonstrar nossas insatisfações e buscar as informações pertinentes neste momento, sobre o que acontecerá com os profissionais que estão sendo lançados ao mercado de trabalho.

Mas considero, como você, uma regressão, pois tudo o que é outorgado ganha mais legitimidade.

Mas a luta continua, ou, talvez, nem tenha começado...

Abraço grande!

Emerson Menezes disse...

A propósito: as fotos são tuas? Ficaram ótimas!