quinta-feira, 18 de junho de 2009

A questão é política, ou pessoal?

Por que o diploma virou obrigatório durante a Ditadura no Brasil, como forma de prevenir os subversivos dentro das redações (coff coff). A partir disso, a imprensa passou a utilizar isso como pré-requisito para manter um controle sobre a carreira. Mas infelizmente, o terceiro poder ganhou status o bastante, para agora, os políticos sentirem-se ameaçados por suas investigações. Sempre foi assim...o tempo não alterou essa condição. Leis são criadas, alteradas até caírem.
&
A única diferença será que a partir de hoje, recém formandos disputarão vagas com incompetentes, dificultando ou não essa concorrência. Enquanto isso, grandes talentos continuarão surgindo de tempos em tempos, independente da formação profissional do indivíduo. Por que de resto, tenho esperança que os jornalistas reconquistarão o seu espaço, sua credibilidade!

Um comentário:

Antônio Carlos disse...

A ditadura militar tornou obrigatório o diploma de jornalistas para afastar os intelectuais dos meios de comunicação. Machado de Assis era jornalista e assim como muitos outros. Não acho que dispensa do diploma vá levar incompetentes como você disse, existe historiadores e outras cadeiras que conseguem plenamente ocupar um cargo de jornalista. Seus argumentos são por demais imaturos. Sou jornalista, formado há 10 anos e tenho bastante experiência no que eu digo.